terça-feira, 10 de janeiro de 2023

"Scooby-doo meu filho cadê você?"





Saudações 2d20 (rolando carisma com vantagem) Crianças Enxeridas que visitam esse perdido blog. Essa postagem fala de um desenho animado que se você tem mais de 30 anos com certeza ele fez parte da sua infância. Sim, estou falando de Scooby-Doo, uma das referências na escolha do nome do nosso joguinho amado. Ou vocês nunca ouviram:


"Eu teria conseguido se não fossem por aqueles garotos enxeridos e esse cachorro idiota"


Então vamos aos créditos, essa adaptação surgiu em um papo com o Ximu do Casa Velha, e a sua mesa de Scooby-Doo usando o Crianças Enxeridas RPG que rolou no último dia 27/01/2021, o episódio está disponível no canal do Youtube do Casa Velha. Falamos como os personagens do desenho animado se encaixavam nos arquétipos, e chegamos a uma questão que era saber em qual arquétipo o Scooby se encaixava. Aliás, tanto o Scooby como o Salsicha se encaixam no mesmo arquétipo, ambos são Café com Leite. Mas pensando no nosso querido dogue alemão, criei o arquétipo “Amigo Animal” nesta adaptação. Mas se você está aqui pela primeira vez (ainda?), não se desesperem, também pensamos em vocês, e por isso vou fazer uma apresentação do jogo.


CRIANÇAS ENXERIDAS RPG


A maioria das pessoas em sua infância acompanharam desenhos animados onde um grupo de crianças ou adolescentes investigam fatos misteriosos em seu bairro ou cidade, e em muitas dessas crianças, havia o imaginário popular do seu bairro, as lendas que os adultos contavam para manter as crianças longe de alguns locais, nos quais elas não deviam ir, e nem sobre coisas que elas deviam saber. Mas muitos de nós somos Crianças Enxeridas e decidimos investigar essas lendas e viver grandes aventuras. Essa temática não está presa a apenas um grupo ou época, pois são vários desenhos animados que podemos citar ao longo dos últimos trinta ou quarenta anos, tais como Scooby-doo, Hilda, Gravity Falls e porque não Stranger Things?

Crianças Enxeridas é um jogo de autoria do coletivo do Mundos Colidem desenvolvido para ser jogado com crianças, e nasceu das sessões de RPG no sábado a noite com a minha filhota Marianna, e com a proposta de abordar de forma simples a temática das referências acima, mas o jogo ganhou jogadores de todas as idades e locais, tanto que o mesmo em sua versão minijogo já está disponível em inglês, francês, espanhol e italiano no Drive Thru RPG. A versão em português do minijogo vocês podem encontrar gratuitamente no Dungeonist, acompanhado de muitos materiais de suporte: aventuras (A Lenda do Alma de Gato, Horror em Sanhauá, A Ilha do Sapo Rei e Aventura na Terra da Imaginação), ficha de personagens, cartas de condições e miniaturas de papel.


Sistema


O Crianças Enxeridas (CE) usa um sistema de regras desenvolvido pelo Mundos Colidem carinhosamente apelidado de Lima System, o mesmo dá vida aos minijogos do coletivo que podem ser encontrados no Drive Thru RPG e no Dungeonist no modo Pague o Quanto Quiser. No CE o sistema funciona com o uso de dois dados de vinte lados (2d20), os jogadores podem escolher entre quatro arquétipos para os seus personagens: Esportista, Nerd, Líder e o Café com Leite. Cada personagem possui cinco atributos: Corpo, Mente, Carisma, Sobrevivência e Curiosidade, onde os jogadores devem distribuir vinte e cinco pontos, podendo ter cada atributo um valor máximo de treze pontos. No CE o narrador não rola dados, os jogadores devem superar as dificuldade rolando o dado somando o resultado com o seu atributo, e superando a dificuldade fixa de quinze.


A Edição Expandida


A segunda edição do Crianças Enxeridas contém o mesmo conteúdo de regras, mas com o acréscimo de um capítulo voltado para a explicação de O que é RPG? e um outro para orientar como narrar as suas histórias usando as regras do Crianças Enxeridas. Essa edição ilustrada por Leander Moura e a sua pegada de Terror Infantil (quem disse que crianças não gostam de uma boa história de terror) e diagramada por Petras Furtado, ambos participantes da produção da primeira edição do Crianças Enxeridas. E tem com a proposta de ser um livro didático voltado para iniciantes e contém 50 páginas, em uma diagramação nostálgica lembrando um caderno escolar, ideal para fazer anotações nas bordas e colar adesivos.


JOGANDO SCOOBY-DOO


Scooby-Doo é um desenho animado norte americano criado por Joe Ruby e Ken Spears, e produzido pela Hanna-Barbera. É o segundo desenho americano com maior número de temporadas de todos os tempos, perdendo apenas para Os Simpsons, com 30 temporadas e mais de 580 episódios. Já foi exibido no Brasil pela TV Tupi, Rede Manchete, Rede Globo e atualmente está no SBT, Boomerang, Tooncast e Cartoon Network.

No animado, um grupo de quatro pessoas metidas a detetives Fred, Velma, Daphne, Salsicha e um dogue alemão falante chamado Scooby-Doo, viajam numa van chamada Máquina de Mistério e ajudam a investigar casos misteriosos. Visitam lugares inóspitos, casas mal-assombradas, parques abandonados, pântanos e ilhas, a maioria das vezes ameaçados por monstros, zumbis, vilões, mas considerando os episódios, são a maioria das vezes chamados de "fantasmas", mesmo não sendo.

Os nossos queridos detetives seguem pistas, fogem dos vilões e, muitas vezes, vêem-se perdidos em labirintos, passagens secretas e porões escuros. Dividem-se sempre em dois grupos quando vão procurar pistas: Fred, Daphne e Velma vão por um lado, enquanto Salsicha e Scooby vão para outro e sempre acabam sendo perseguidos pelos vilões do episódio.

A fórmula dos episódios é sempre a mesma, mas isso não tira o brilho do programa: depois de uma cena de perseguição ou uma sequência musical, e por meio de algum plano ou ideia mirabolante, os vilões sempre são pegos. Estão sempre mascarados e as verdadeiras identidades são reveladas ao tirarem suas máscaras. Por trás delas há sempre o rosto de algum personagem já conhecido na história. Cada vez que são desmascarados, os vilões sempre dizem: "Eu teria conseguido se não fossem por aqueles garotos enxeridos e esse cachorro idiota". Esse bordão (a tradução para a dublagem quase sempre muda as palavras) faz parte de quase todos os desenhos e filmes realizados, e tem influência direta na escolha do nome do jogo: CRIANÇAS ENXERIDAS.



PERSONAGENS


Daphne Blake: filha de milionários, é o alvo preferido dos vilões que, muitas vezes, a raptam, mas ela sempre é esperta o bastante para escapar e improvisar soluções em situações inusitadas.


Arquétipo: Esportista

Atributos: Corpo (4), Mente (6), Carisma (8), Sobrevivência (5) e Curiosidade (2).


Velma Dinkley: é uma garota inteligente e cheia de ideias que desvenda os mistérios com Fred, Daphne, Salsicha e Scooby. É a melhor amiga de Daphne, sempre com alguma tirada científica, encontra soluções lógicas para resolver casos complexos.


Arquétipo: Nerd

Atributos: Corpo (2), Mente (10), Carisma (5), Sobrevivência (4) e Curiosidade (4).


Fred Jones: diferente de Salsicha, Fred é corajoso, é o líder do grupo, sempre ávido por um novo mistério,e em certas ocasiões é lerdo,mas sem perder a graça. Cria engenhocas para se defender dos inimigos e suas paixões são armadilhas… e Daphne Blake.


Arquétipo: Líder

Atributos: Corpo (7), Mente (5), Carisma (6), Sobrevivência (4) e Curiosidade (3).


Salsicha Rogers: é o dono de um cão simplesmente chamado de Scooby. É um sujeito magricelo e de aparência desleixada, sempre com um cavanhaque por fazer e com olheiras. Assim como seu cão, Salsicha é covarde, medroso, faminto e divide com Scooby a paixão por guloseimas, sanduíches, sorvetes e outras delícias.


Arquétipo: Café com Leite

Atributos: Corpo (3), Mente (4), Carisma (5), Sobrevivência (5) e Curiosidade (8).


Scooby-Doo: é um cachorro covarde que tem medo da própria sombra e, sem querer, acaba salvando a turma ou pegando os vilões. Sempre impulsionado pela promessa de um bom lanche, biscoitos caninos (os Biscoitos Scooby) ou caramelos.


Arquétipo: Amigo Animal (NOVO ARQUÉTIPO)

Atributos: Corpo (5), Mente (5), Carisma (5), Sobrevivência (5) e Curiosidade (5).

Habilidades especiais: cão falante e disfarces


Novo Arquétipo: Amigo Animal


Nos desenhos animados que são as referências para o Crianças Enxeridas RPG, Scooby-Doo, Gravity Falls, Hilda e afins sempre há um companheiro animal que faz parte do grupo de investigadores, em Scooby-Doo temos o dogue alemão que dá nome ao animado, em Hilda temos a raposa veado Twig, e em Gravity Falls o simpático porquinho da Mabel, Waddles. Para efeito de regras, o Amigo Animal, não faz rolagem de nenhum atributo com vantagem, ao invés disso ele pode ter uma, duas ou até três habilidades especiais dependendo da proposta do jogo ou do cenário.

Exemplos de Habilidades Especiais: Scooby-Doo possui as habilidades cão falante e disfarces; Twig possui as habilidades, compreender a linguagem dos seres humanos e pressentir intenções; e Waddles possui as habilidades compreendem a linguagem dos seres humanos e estiloso.


Durante o processo de construção de personagens, o jogador que for construir uma ficha de Amigo Animal, deve escolher as habilidades especiais para o seu personagem. Mas é bom conversar com o grupo para ver se a habilidade ou habilidades especiais pensadas se encaixam na proposta do jogo. Sempre que uma habilidade especial do Amigo Animal estiver em teste, o jogador deve fazer a rolagem com vantagem, ou seja, rolando dois dados de vinte lados (2d20) e ficando com o melhor resultado.


Regra de Fuga pelos Corredores


Em sua mesa no Casa Velha RPG, o Ximu usou uma mecânica muito interessante para emular a clássica cena de corrida pelas portas e corredores do Scooby-Doo. Onde cada personagem jogava um dado de seis lados (d6) e representava a porta que ele entraria, em um corredor com cinco portas e sendo a sexta opção, o número 6 no d6 o corredor. Nessa mecânica o narrador também vai rolar um d6 para determinar em qual porta o vilão vai entrar, podendo até ser a dos personagens. E não esqueçam de usar a trilha sonora clássica.

CONCLUSÃO
 
Crianças Enxeridas tem a proposta de ser um RPG simples, para ser jogado com Crianças ou em jogos para introdução de novos jogadores no RPG. Onde posso saber mais sobre o Crianças Enxeridas? Tem um episódio no Café com Dungeon sobre o Crianças Enxeridas que vale a pena ouvir e as sessões de jogo nos canais do Vertente Geek, Casa Velha RPG e Clube do XP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras de Equipamentos, Habilidades e Sanidade em Stranger Things.

  Saudações 2d20-6 Crianças Enxeridas que curtem e alimentam esse sistema e blog perdido na comunidade. Dessa vez trago algumas sugestões pa...